en

texto

Se... Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." Mahatma Gandhi

sábado, 21 de maio de 2011

Lei de causa e efeito


01 – Ouve-se sempre o espírita falar em débito cármico, quando alguém passa por determinado sofrimento. O que é o carma?
A expressão carma não é espírita. Está no Hinduísmo e no Budismo. Define as consequências de nossas ações, boas ou más, que geram reações que nos atingem na mesma intensidade, nesta encarnação ou nas próximas encarnações.
02 – Mas é usada no Espiritismo...
É usada pelos espíritas. Não consta da Codificação. Mais correto falar em Ação e Reação ou Causa e Efeito.
03 – Qual é a diferença?
A diferença que a expressão Carma costuma ter um sentido passivo. A pessoa deve sujeitar-se aos males que lhe são impostos, sem reagir, para fazer jus a algo melhor no futuro. A partir daí temos situações lamentáveis, como o sistema de castas que vige na Índia, a consagrar discriminações, principalmente dos párias, a casta inferior.
04 – Digamos que alguém tenha matado um desafeto, dando-lhe um tiro no peito. Numa existência futura não deveria morrer assim também, para resgate de sua dívida?
Isso apenas perpetuaria o mal, porquanto alguém deveria fazê-lo, assumindo carma idêntico. Esse retorno implacável, na mesma proporção, evoca a pena de talião, olho por olho, dente por dente, de Jeová, o sanguinário deus mosaico, substituído pelo Deus de amor e misericórdia, revelado por Jesus.
05 – E como fica o assassino?
Terá desajustes espirituais, decorrentes de seu ato criminoso, que tenderão a refletir-se em seus estados físicos e emocionais, na presente existência ou em futuras, originando males que lhe ensinarão a superar a agressividade. Paralelamente, será chamado ao compromisso de reajustar-se com sua vítima, compensando-a pelo mal que lhe fez.
06 – Todos estamos sujeitos a essas consequências?
Sim, mas o grau de comprometimento do criminoso dependerá de sua capacidade em distinguir o Bem do mal, o certo do errado. Quanto maior o seu discernimento, maior a responsabilidade.
07 – Nossos sofrimentos estão sempre associados ao pagamento de dívidas contraídas em vidas anteriores?
Estão mais relacionados com nosso estilo de vida no presente: O que comemos, o que fazemos, como pensamos... A gordura excessiva, que sobrecarrega o organismo, é mera consequência de um regime alimentar desregrado, sem nenhuma vinculação com existências passadas.
08 – Como saber se nossos males têm sua origem em vidas anteriores ou se são resultantes de nosso comportamento na vida atual?
Os males cármicos são mais entranhados e, não raro, nos acompanham pela vida toda. A perda de um membro, a doença crônica, a esterilidade, a grave limitação física ou mental... Os resultantes dos maus cuidados com nossa vida e nosso corpo desaparecem à medida que nos tornamos mais disciplinados.
09 – É possível amenizar os rigores da Lei de Causa e Efeito?
Deus nos concede duas moedas para resgate de nossas dívidas – a dor e o amor. Se não há amor, aumenta a dor. Quanto mais amor, menos dor.
10 – Que amor é esse?espiritismo_tudo_o_que
O amor fraterno preconizado por Jesus, que se exprime em fazer ao próximo o Bem que gostaríamos nos fizessem. É ele quecobrea multidão de pecados, como dizia o apóstolo Pedro em sua primeira epístola aos coríntios (4:8).
11 – Os sofrimentos e o exercício do amor promovem a quitação de nossos débitos perante a Justiça Divina?
A quitação definitiva,que exprime a tranquilidade de consciência, será alcançada com a reparação de nossas faltas, compensando nossas vítimas pelos prejuízos que lhes causamos.
“Lembramo-nos da Lei de Causa e Efeito apenas em matéria de sofrimento, mas ela funciona também para o bem. Quem faz o bem, queira ou não, será recompensado... O Senhor manda que o mal seja corrigido e o bem seja estimulado em benefício de cada um de nós...” Chico Xavier





Fonte: Livro – Espiritismo, Tudo o Que Você Precisa Saber / autor Richard Simonetti – editora ceac

Nenhum comentário:

Postar um comentário