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Se... Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." Mahatma Gandhi

quinta-feira, 11 de março de 2010

SABEDORIA

SABEDORIA
A sabedoria é uma forma superior de conhecimento, resultando nas ações e reações mais harmoniosas e melhor direcionamento de todas as atividades do Homem. É composta por duas naturezas:
a) infusa, trazida pelo espírito que vai reencarnar, dentro da parcela que lhe for permitida pela Espiritualidade Maior, pois uma grande parte é “apagada” no sono cultural; e
b) adquirida, através do desenvolvimento no campo dinâmico - intelectual, filosófico e religioso.
Geralmente, a sabedoria é mais proveniente da experiência do que de conceitos, e por isso independe de graus de cultura ou de intelectualidade. Há que se ter cuidado com aqueles que se julgam sábios e se tornam escravos de suas próprias idéias, tornando-se perigosos e incapazes de realizar alguma coisa. Um Homem que forma sua sabedoria de forma unilateral torna-se pleno de complexos e complexidades, artificial e desalinhado da Verdade, sempre vendo malícia e perversidade em tudo. Mas aquele que baseia sua sabedoria na experiência profunda e vasta é reto, simples e benévolo, de atitudes firmes e retilíneas, sem malícia, não se escandaliza, achando tudo natural e puro. De modo geral, pertencem à primeira classificação aqueles que desbravam o Universo, enriquecendo seus conhecimentos, mas ignorando a si mesmos. Já os da segunda classificação conhece a si mesmo, aprende a utilizar os conhecimentos transcendentais e as leis da Espiritualidade, conhecendo progressivamente a si mesmos e a alma universal.
Francisco de Assis disse: "Os que somente desejam saber palavras estão mortos pela letra. Eles querem ser considerados mais sábios que os demais para adquirir, assim, riquezas e dá-las a seus parentes e amigos. Estes são os que estão mortos pela letra, e não desejam praticar o espírito, mas, sim, buscam somente as palavras para explicá-las aos outros. Estão vivificados pelo espírito os que não atribuem a si mesmos nenhuma sabedoria, mas, sim, os que, com as palavras e o exemplo, demonstram que a sabedoria é de Jesus, a quem pertence todo o Bem!"
O sábio pode ser encontrado nos mais diferentes estratos sociais e nas mais diversas etnias, manifestando sua sabedoria de modos diferentes, mas irradiando, sempre, sua intensa ligação com os preceitos divinos.
Quando o Homem se der por satisfeito e feliz, por sua sabedoria irá desvendar novos horizontes.
Pela Biologia atual foi descrita a parte direita do cérebro como depósito dos nossos sentimentos, enquanto o conhecimento mais racional, o intelecto (*) se acumularia na metade esquerda. Isso faz com que haja pessoas INTELIGENTES, porque têm um profundo sentido das interligações entre os estímulos; as ESPERTAS, que são rápidas no raciocínio e na avaliação dos estímulos; e as CULTAS, que têm capacidade para guardar imensa quantidade de informações. De qualquer forma, existe uma diferenciação de indivíduo para indivíduo, o que resulta em uma fantástica combinação desses tipos, havendo pessoas inteligentes que não são espertas, espertos que não são cultos, etc.
E essa diversidade não é característica da personalidade, e sim da individualidade, quer dizer, do espírito. Através das reencarnações, vamos evoluindo através dos séculos pelo padrão de nossa energia mental.
Há métodos para utilização dessa energia de forma objetiva.
No Talmude, doutrina e jurisprudência da Lei Mosaica, encontramos o que torna o Homem um sábio:
Ele não diz em primeiro lugar a sua opinião quando na presença de uma pessoa mais importante;
Nunca interrompe a quem fala;
Não responde fora de hora nem sem reflexão;
Formula perguntas e respostas cabíveis no caso;
Discute os assuntos pela ordem e um só de cada vez;
Quando ignora um tema, admite sua ignorância; e
Reconhece haver errado quando erra.
É interessante verificar o quanto estão diferentes as novas gerações, e me parece que Pai Seta Branca ao nos advertir para modificações a partir de 1984 estava se referindo à condição dos espíritos que iriam reencarnar a partir daquela época, pois podemos notar como, desde o nascimento, parecem tomar melhor conhecimento de tudo que os rodeia, sendo as crianças de hoje muito mais espertas e sábias do que as de gerações anteriores. Podemos ver, no panorama global, o surgimento de uma onda de crianças superdotadas, em todas as partes do planeta, que nos fazem acreditar em profundas modificações na Humanidade quando esses espíritos encarnados tomarem suas posições de liderança em suas respectivas sociedades e em organismos multinacionais para a melhoria das condições da Terra.
Segundo a Professora Denise de Souza Fleith, do Instituto de Psicologia da UnB,
“é importante ressaltar que os indivíduos superdotados não constituem um grupo homogêneo em termos de características individuais, emocionais e sociais. Entretanto, algumas características são mais freqüentemente encontradas neste grupo, tais como:
desenvolvimento precoce da linguagem;
vocabulário avançado para sua idade;
habilidades de leitura e escrita em tenra idade;
curiosidade generalizada;
ritmo de aprendizagem rápido;
interesses diversificados;
grande poder de concentração;
boa memória;
habilidade de gerar idéias originais;
grande bagagem de informações sobre temas de interesse;
preferência pelo trabalho individual e independente;
persistência em todas as suas atividades;
perfeccionismo na realização de suas tarefas;
exacerbado senso de justiça;
refinado senso de humor;
tendência a questionar regras e autoridade;
paixão por aprender as mais diversas matérias;
alto nível de energia envolvida na realização de suas atividades.
De tudo isso podemos deduzir que, na verdade, não é só um aspecto individual ou físico que caracteriza uma criança superdotada, mas, sim, a formação de um plexo diferente, com a predominância da natureza espiritual, que se manifesta pelas atividades que lhe fazem diferente na escola, na família e na sociedade.
Essa deve ser, também, nossa preocupação com o desenvolvimento mediúnico das crianças e dos adolescentes de hoje, quando não mais podem prevalecer nossas preocupações e cuidados dispensados aos jovens de ontem.

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