en

texto

Se... Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." Mahatma Gandhi

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A verdadeira coragem
Voc� saberia definir, com exatid�o, o que � coragem?

Muitos, talvez, respondam a esta pergunta fazendo refer�ncia a atos impulsivos, impensados, e at� mesmo violentos que, n�o raramente, colocam a vida de algu�m em risco.

Quase sempre esta palavra est� associada � impetuosidade e � agressividade nos atos, o que leva os indiv�duos a resvalarem na precipita��o, incapazes de conter �mpetos de viol�ncia sob a desculpa de serem corajosos.

Mas, ent�o, qual o real significado desta palavra?

Um dicion�rio renomado da l�ngua brasileira define coragem como a energia moral perante situa��es dif�ceis.

A coragem verdadeira traz, em si, o equil�brio como base de todas as decis�es, de todos os sentimentos, de todas as atitudes.

D� for�as para suportar todas as dificuldades sem derrotismo; mas com o entendimento do que est� acontecendo, e, consequentemente, com a possibilidade de buscar a melhor maneira de enfrentar qualquer situa��o.

Quem � corajoso traz em si a serena confian�a nas pr�prias resist�ncias, n�o se expondo indevidamente, nem se permitindo os sentimentos inferiores de raiva, ou o desejo de vingan�a.

Ter autodisciplina exige coragem. A autodisciplina desenvolve verdadeiros tesouros morais que enriquecem o ser humano.

Coragem � conquista conseguida na sucess�o das experi�ncias evolutivas, entre variadas dificuldades e sofrimentos, mediante os quais se adquire resist�ncia moral e calma.

� a for�a moral daqueles que, sendo pobres de haveres materiais, perseveram diante das dificuldades com resigna��o, sem desistir.

� a for�a que impele os idealistas que, com convic��o, defendem aquilo em que acreditam, e n�o for�am outros a neles acreditar.

� necess�rio coragem para que o indiv�duo mantenha-se humano, comporte-se de maneira adequada, sofra com dignidade, alegre-se sem exageros.

Pais corajosos educam seus filhos com base em valores morais e �ticos.

Filhos corajosos respeitam e amam seus pais, e n�o se deixam guiar por modismos ou frivolidades.

Fam�lias corajosas mant�m-se unidas, e seus membros apoiam-se mutuamente nas dificuldades, alegrando-se todos com os sucessos de cada um.

O estudante corajoso valoriza o aprendizado; o mestre corajoso n�o desiste jamais.

O cidad�o corajoso ama sua p�tria e respeita as leis vigentes.

O ser humano verdadeiramente corajoso n�o tem medo de amar. Sim, amar a todos como nosso Mestre Jesus a todos recomendou.

Nada igual � coragem de Jesus que nunca abandonou Suas convic��es, mas que, em nenhum momento usou de viol�ncia moral ou f�sica para fazer com que Nele acreditassem ou que O seguissem!

Nada igual � coragem de Jesus que a todos amou, entendeu e perdoou, mesmo nos momentos de maior sofrimento!
 

Autor:
Reda��o do Momento Esp�rita com base nos cap. 6 e 9 do livro Ilumina��o interior, pelo Esp�rito Joanna de �ngelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário