en

texto

Se... Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída." Mahatma Gandhi

terça-feira, 3 de agosto de 2010

IMPULSOS EVOLUTIVOS


Falamos e ouvimos falar constantemente em evolução da consciência. E sabemos que evoluir nesse sentido, significa aprendizado.

Podemos conscientemente buscar essa evolução e aprendizado, mas percebemos também, que mesmo as pessoas que não buscam esse aprendizado e evolução conscientemente, também acabam atraindo experiências em suas vidas nesse sentido. Parece então, que inevitavelmente, todos nós somos empurrados a evolução, de uma forma ou de outra.

Qual seria então esse mecanismo, essa lei evolutiva, em se tratando de consciência e aprendizado?



Existe em nós um impulso evolutivo, um impulso de crescimento, de aprendizado e de novas experiências, que nos faz buscar e provocar eventos e situações de evolução em nossas vidas, mesmo que não estejamos totalmente cientes disso.

Podemos facilmente identificar esses impulsos evolutivos em nós, quando desejamos um emprego melhor, por exemplo, ou qualquer coisa que nos faça trabalhar mais arduamente em prol de nosso crescimento pessoal. Uma nova força e energias renovadas aparecem e nos motivam a tomar atitudes empolgadas e com prazer.



Porém, podemos ter dificuldades em ver evolução, quando o assunto em que nos envolvemos, causa alguma espécie de sofrimento ou frustração. Como por exemplo, não conseguir o emprego pelo qual lutamos tão empolgados. Isso não nos parece ser algo evolutivo. Essa visão, contudo, pode ser um engano! A evolução e o aprendizado estão contidos também em eventos frustrantes!



Sofrer com uma experiência pode ser apenas uma questão de entendimento, de postura, de posicionamento correto diante dela!

Uma experiência evolutiva só causa dor, quando fazemos escolhas erradas, ao nos posicionar negativamente diante da experiência!

A postura assumida diante de uma situação, seja ela uma postura consciente e hábil ou uma postura inconsciente e inábil, terá sempre conseqüências, mas você é quem escolhe se serão dores ou alegrias.



Não conclua, porém, que se acaso conseguíssemos sempre nos precaver, poderíamos não sofrer! Esse pensamento pode ser típico do comportamento controlador!

O pensamento controlador tem a nítida impressão, de que PODE prever e CONTROLAR os eventos o tempo todo. Mas isso sempre é causa de frustrações para ele, pois não podemos prever eventos dessa forma, ainda mais quando existe o arbítrio de outras pessoas envolvidas.



Por exemplo:

Você pede um favor a alguém e a pessoa nega.

Você tem duas opções:

Uma das opções é assumir um mau posicionamento diante da experiência e se sentir traído, vitimado pela negativa do outro. Isso traz a dor como conseqüência.



Outra opção seria a de se posicionar positivamente diante da experiência, entendendo e aceitando realmente os direitos e motivos que o outro possa ter alegado ao negar. E, se realmente precisar do tal favor, poderá pedir a outra pessoa que possa atendê-lo. Isso traz o aprendizado sem dor como conseqüência.



A escolha de como se posicionar diante de uma experiência não é apenas uma questão do que uma pessoa controladora diga ser – prudência, cuidado, desconfiança, precaução. É uma questão, principalmente, do que chamamos de sabedoria.

A sabedoria de entender e aceitar que não podemos controlar todos os impulsos evolutivos e principalmente as pessoas envolvidas, pois devemos aprender com isso. A sabedoria de olhar para si e transformar a frustração em aprendizado. Isso será o aprendizado sem dor. Mesmo nos sentindo frustrados em nossas expectativas a respeito do resultado que esperávamos, podemos transformar a frustração em realização. Depende de nossa escolha, de nossa postura diante do fato.



A lei de ação e reação se aplica a tudo em nossa vida.

Se jogarmos uma pedra para o alto, ela cairá! Porém, como vamos lidar com isso será nossa escolha e nossa total responsabilidade! Podemos por exemplo, nos posicionar corretamente, fora da trajetória de queda da pedra, ou nos colocarmos exatamente na trajetória da queda e tomarmos uma bela pedrada na cabeça! A queda da pedra é inevitável e você não poderá controlar isso, claro, mas seu posicionamento diante do fato inevitável é o que fará toda a diferença!



Sempre teremos escolhas a serem feitas! E as fazemos o tempo todo, sejam escolhas conscientes ou inconscientes!

O aprendizado às vezes dói, mas não precisa ser assim, pois o que nos causa dor não é o aprendizado em si, mas a escolha da forma como vamos passar pela experiência.

Portanto, procure não fixar sua atenção no inevitável, mas sim, na sua escolha de como irá se posicionar diante disso!

Evite pedradas!

Sua cabeça agradece!

Trecho do livro – O Eu Controlador – de Vera Calvet



Com muito carinho,



Vera Calvet

Nenhum comentário:

Postar um comentário